Workshop de gestão de bibliografias com Zotero

Inscrever-se

Data

  • 21 a 23 de junho
  • das 10h às 13h e das 14h30m às 17h30m (18h)

Apresentação

O software EndNote tem sido, desde há muito, o standard de utilização de gestores bibliográficos no mundo da academia.

No entanto, com a progressiva aceitação do software open-source, surgiram novas possibilidades, feitas por académicos para académicos.

O Center for History and New Media da Universidade George Mason (EUA) foi onde nasceu uma dessas alternativas, sob a forma do Zotero.

Várias instituições de ensino superior norte-americanas já migraram oficialmente para este sistema, que combina funcionalidades clássicas de um gestor de referências bibliográficas com os recentes aspectos das redes sociais, do trabalho colaborativo e da interacção entre diferentes elementos de software que são necessários ao processo de produção científica.

Este programa tem a vantagem de ser utilizável de forma independente da área científica em questão, de não restringir o utilizador a um computador específico e de precaver à partida a possibilidade de criar cópias de segurança dos dados e da sua partilha com outros colaboradores.

Objectivos

  • Equipar os utilizadores com uma ferramenta de gestão bibliográfica de ponta, nas suas funcionalidades elementares e avançadas, de forma a agilizar o trabalho científico a solo e em equipas.
  • Complementar ou substituir, de forma gratuita, programas como o EndNote.

Preço

100€

Docente

Daniel Cardoso é Professor Auxiliar a Tempo Integral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e Professor Auxiliar Convidado na Universidade Nova de Lisboa.

É doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Participou já em vários projectos de investigação nacional com recurso a ferramentas de análise de conteúdo assistida por computador, e tem vários anos de experiência a ministrar workshops de gestão de bibliografia e de uso de vários tipos de software no apoio à investigação, bem como unidades curriculares de métodos de pesquisa e de investigação.

O seu trabalho de investigação centra-se principalmente sobre questões de género e sexualidades, com particular ênfase nas não-monogamias consensuais e no poliamor.

O seu trabalho académico, activista e artístico pode ser consultado em www.danielscardoso.net