Workshop de análise de conteúdo com Nvivo

Inscrever-se

Data

  • 19 a 21 de junho
  • das 10h às 13h e das 14h30m às 17h30m (18h)

Apresentação

Utilizado internacionalmente como um dos mais avançados sistemas de análise de conteúdo de análise de discurso assistida por computador (CAQDA), o NVivo é um programa que permite a colaboração de vários elementos de uma equipa para a análise de um determinado corpus – que pode ser sonoro, textual, imagético ou videográfico.

Este workshop utilizará casos reais para ilustrar cada um dos passos do processo, e para explicar como cada pessoa pode utilizar o software na sua própria investigação.

Isto envolve a preparação de codificação, a preparação dos materiais a codificar, a realização de análises, e a sua interpretação.

Os vários passos serão também reforçados com momentos de problematização teórica e metodológica, antevendo a possibilidade de publicar em journals com exigente processo de revisão de pares.

Objectivos

  • Equipar os utilizadores com uma ferramenta de análise de conteúdo e gestão de trabalho de investigação em equipa; familiarizar os utilizadores com boas práticas de investigação no recurso a CAQDA’s; auxiliar os utilizadores no fortalecimento dos seus próprios projectos de investigação através de brainstorming com outras pessoas interessadas; facilitar o acesso a bibliografia actualizada sobre o processo de realização de análise de conteúdo.

Preço

100€

Docente

Daniel Cardoso é Professor Auxiliar a Tempo Integral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e Professor Auxiliar Convidado na Universidade Nova de Lisboa.

É doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Participou já em vários projectos de investigação nacional com recurso a ferramentas de análise de conteúdo assistida por computador, e tem vários anos de experiência a ministrar workshops de gestão de bibliografia e de uso de vários tipos de software no apoio à investigação, bem como unidades curriculares de métodos de pesquisa e de investigação.

O seu trabalho de investigação centra-se principalmente sobre questões de género e sexualidades, com particular ênfase nas não-monogamias consensuais e no poliamor.

O seu trabalho académico, activista e artístico pode ser consultado em www.danielscardoso.net