Revistas: Negócio, Design e Jornalismo

Inscrever-se

Data

  • 26 a 30 de Junho
  • das 10h às 13h e das 15h às 18h (30h)

Apresentação

As revistas, quando comparadas com os jornais, continuam a mostrar uma maior resistência face ao impacto da digitalização e consequente crise dos media impressos, oferecendo continuadas oportunidades de negócio em formato impresso com ou sem versão digital.

Nesta formação transmitem-se os princípios básicos para pensar e lançar uma publicação com estas características através de um processo de investigação e planeamento multisetorial. Assim, o curso divide-se em três módulos, de 10 horas cada.

O primeiro é dedicado à revista enquanto negócio, o segundo ao design e o terceiro ao jornalismo. O curso introduz uma abordagem teórico-prática na área das revistas, ainda inexplorada na academia portuguesa.

Durante esta formação de curta duração será possível criar um projeto de revista em papel e/ou digital de raiz.

Destinatários

Jornalistas, estudantes de jornalismo e todos os interessados na área dos média e do jornalismo.

Coordenação

Carla Rodrigues Cardoso

Preço

175€

Programa

Módulo I – Negócio
Nuno Cintra Torres

  • Mercado: oferta e procura, benchmarking e pesquisa
  • O produto: oportunidade, público alvo, proposta de valor
  • O modelo negócio: as nove componentes
  • A equipa e os recursos: financeiros, tecnológicos, humanos
  • Plano Negócio: os quatro elementos

Módulo II – Design
Rute Muchacho

  • Tipografia
  • Arquitectura editorial: grelhas e paginação
  • Apresentação do briefing. Definição do conceito e dos elementos gráficos
  • Fundamentação projetual e desenvolvimento de projeto
  • Desenvolvimento de projeto e apresentação de arte final

Módulo III – Jornalismo
Carla Rodrigues Cardoso

  • As raízes da revista moderna
  • Características e tipos de revista
  • A revista no panorama mediático
  • Jornalismo de revista e o desafio do digital
  • Ponto da situação do projeto
  • Apresentação do projeto final (com a presença de todos os docentes)

Docente

Carla Rodrigues Cardoso é doutorada em Ciências da Comunicação – Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo –, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Professora da Universidade Lusófona desde 1997, é a diretora do Curso de Comunicação e Jornalismo, que integra o Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação.

Foi jornalista vários anos, em jornais e revistas.

É a editora do Medialogias, o jornal do DCC, e escreve quinzenalmente a crónica Perspe(c)tivas para o portal da Universidade.

Dedica-se ao estudo da revista e da newsmagazine, em particular, desde 2000, tendo escrito mais de uma dezena de artigos científicos sobre este setor da imprensa.

Docente

Nuno Cintra Torres é mestre em Administração de Empresas (MBA) pela Universidade de Liverpool. Estudou, viveu e trabalhou em Portugal, Suécia, Espanha, França, Reino Unido e EUA.

Experiência diversificada em imprensa, rádio, televisão e pay TV, abrangendo funções em inovação e desenvolvimento de projeto, gestão e produção de conteúdos.

Ocupou posições executivas de primeira linha em grandes empresas de telecomunicações, televisão e jornalismo.

Empreendedor, fundou empresas nos setores de telecomunicações, turismo e saúde.

Prestou consultoria estratégica e business development para multinacionais na área dos média e tecnologias digitais.

Produtor, autor e realizador de documentários e programas de rádio e televisão. Especialista em branding e comunicação corporativa e política.

Jornalista, designer, cartoonista, correspondente, colunista em jornais, revistas e newsletters nacionais e estrangeiras.

Autor de três livros sobre cinema, televisão e pay TV.

Investigador e professor universitário.

Docente

Rute Muchacho é professora de design de comunicação e produção dos média na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona.

Licenciada em Design de Comunicação, é mestre em Museologia e Novos Média.

Está a doutorar-se em Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona e é investigadora do polo CICANT do CIC.Digital.

Resultado da qualidade dos cerca de 20 anos de experiência nesta área, é a responsável pelo gabinete de Design de Comunicação do Grupo Lusófona, que integra mais de uma dezena de instituições.