summer school

Revistas na Era Digital

Inscrever-se

Data

  • 16 a 20 de julho
  • 30 horas (horário diurno, das 9.00 às 16.30, com intervalo para almoço)

Apresentação e objetivos

Esta formação inédita na academia portuguesa é dirigida a um segmento dos média com cerca de 200 títulos em banca, que abrange também o consumo online e a comunicação corporativa.

Na era digital, a imprensa reconfigura-se e é obrigada a reinventar-se através de um permanente processo criativo. As revistas, pelas suas características próprias, oferecem continuadas oportunidades de negócio em formato impresso e digital.

O curso divide-se em quatro módulos.

O primeiro é dedicado à revista enquanto negócio, o segundo ao design, o terceiro ao jornalismo e o quarto à promoção online. “Revistas na Era Digital” transmite os princípios básicos para lançar uma revista através de um planeamento multissetorial que inclui desenvolvimento do conceito editorial, conteúdos, design, plano de negócio e marketing digital.

Os formandos desenham de raiz um projeto de revista em papel e/ou digital, que depois podem considerar desenvolver profissionalmente.

Programa

Módulo I – Negócio
Docente: Nuno Cintra Torres

  1. Mercado: oferta e procura, benchmarking e pesquisa
  2. O produto: tecnologias, oportunidade, público alvo, proposta de valor
  3. O modelo negócio: as nove componentes
  4. A equipa e os recursos: financeiros, tecnológicos, humanos
  5. Plano Negócio: os quatro elementos

Módulo II – Design
Docente: Rute Muchacho

  1. A importância do design editorial na estrutura narrativa
  2. Anatomia dos suportes editoriais: grelhas e paginação
  3. Tipografia: funções tipográficas e hierarquia de informação
  4. Projeto – Introdução ao Indesign: gestão, organização e tratamento de conteúdos de um projeto editorial
  5. Projeto

Módulo III – Jornalismo
Docente: Carla Rodrigues Cardoso

  1. As raízes da revista moderna
  2. Características e tipos de revista
  3. A revista no panorama mediático
  4. Jornalismo de revista e o desafio do digital
  5. Ponto da situação do projeto

Módulo IV – Marketing Digital
Docentes: Ana Catarina Santos e Sousa e Paulo Ferreira

  1. Fundamentos de Web Analytics
  2. Web Analytics Aplicado ao Jornalismo Digital
  3. SEO: Títulos, descrições, cabeçalhos e keywords
  4. Online display: data visualization, video e link building
  5. Partilha em redes sociais

Apresentação do projeto final, com a presença de todos os professores

Preço

200€

Docente

Nuno Cintra Torres é mestre em Administração de Empresas (MBA) pela Universidade de Liverpool.>Estudou, viveu e trabalhou em Portugal, Suécia, Espanha, França, Reino Unido e EUA.

Experiência diversificada em imprensa, rádio, televisão e pay TV, abrangendo funções em inovação e desenvolvimento de projeto, gestão e produção de conteúdos.

Ocupou posições executivas de primeira linha em grandes empresas de telecomunicações, televisão e jornalismo. Empreendedor, fundou empresas nos setores de telecomunicações, turismo e saúde. Prestou consultoria estratégica e business development para multinacionais na área dos média e tecnologias digitais.

Produtor, autor e realizador de documentários e programas de rádio e televisão. Especialista em branding e comunicação corporativa e política. Jornalista, designer, cartoonista, correspondente, colunista em jornais, revistas e newsletters nacionais e estrangeiras.

Autor de três livros sobre cinema, televisão e pay TV. Investigador e professor universitário.

Docente

Rute Muchacho é professora de design de comunicação e produção dos média na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona.

Licenciada em Design de Comunicação, é mestre em Museologia e Novos Média. Está a doutorar-se em Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona e é investigadora do polo CICANT do CIC.Digital.

Resultado da qualidade dos cerca de 20 anos de experiência nesta área, é a responsável pelo gabinete de Design de Comunicação do Grupo Lusófona, que integra mais de uma dezena de instituições.

Docente

Carla Rodrigues Cardoso é doutorada em Ciências da Comunicação – Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo –, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Professora da Universidade Lusófona desde 1997, é a diretora do Curso de Comunicação e Jornalismo, que integra o Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação.

Foi jornalista vários anos, em jornais e revistas. É a editora do Medialogias, o jornal do DCC, e escreve quinzenalmente a crónica Perspe(c)tivas para o portal da Universidade.

Dedica-se ao estudo da revista e da newsmagazine, em particular, desde 2000, tendo escrito mais de uma dezena de artigos científicos sobre este setor da imprensa.

Docente

Ana Catarina Santos e Sousa integra há mais de dez anos a Direção de Marketing e Comunicação do Grupo Lusófona, para o qual produz a newsletter quinzenal “Notícias da tua universidade”.

Especializada em Marketing Digital, sobretudo Inbound, trabalha a gestão de redes sociais e de conteúdos, do web copywriting ao Search Engine Optimization..

Multifacetada, é licenciada em Sociologia pelo ISCTE, tem uma pós-graduação em Gestão de Eventos e foi assessora de imprensa do Ministério da Administração Interna.

Docente

Paulo Ferreira é Coordenador da pós-Graduação em Marketing Digital na Universidade Lusófona, mestre em Ciências da Comunicação e doutorando em Marketing.

É web designer há mais de 15 anos e impulsionador de boas práticas na optimização da performance de websites e aplicações. Desde 2014 é coordenador de SEO e da Análise Digital e Reporting da Universidade Lusófona de Lisboa e Porto.

É o gestor de projecto das aplicações móveis para alunos e docentes e também em projectos europeus e do programa P2020. É voluntário da donate-it onde ajuda instituições a ter uma presença digital.

Mestre em Ciências da Comunicação e doutorando em Marketing, Paulo Ferreira é web designer há mais de 15 anos e coordena a pós-Graduação em Marketing Digital da Universidade Lusófona.

Impulsionador de boas práticas na otimização da performance de websites e aplicações, assegura a coordenação de SEO e de Análise Digital e Reporting da Universidade Lusófona de Lisboa e Porto desde 2014.

Gestor de projeto das aplicações móveis para alunos e docentes, Paulo Ferreira também está envolvido na gestão de projetos europeus e do programa P2020.

E ainda encontra tempo para fazer voluntariado na Donate-it, onde ajuda instituições a definirem uma presença digital.