Realização digital para as novas plataformas digitais

Inscrição

Data

  • 10 a 14 de Julho
  • das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – 30h

Objetivo

Introduzir noções básicas de filmagem e produção de vídeo mobile. Criar capacidade de produção de conteúdos nas plataformas de distribuição digital mais importantes no momento.

Lançar as bases do pensamento lateral ou de inovação. Partilhar noções básicas de promoção e sustentabilidade de novos projetos digitais ligados à comunicação.

Programa

Dia 1

Noções de filmagem, iluminação, realização e edição de conteúdos vídeo em smartphones


Dia 2

Criação de um conteúdo editorial em Facebook Live. Discussão e avaliação dos vários projetos


Dia 3

Criação de um conteúdo editorial em Instagram Stories. Discussão e avaliação dos vários projetos


Dia 4

Criação de um conteúdo editorial em Whatsapp. Discussão e avaliação dos vários projetos. Briefing para trabalho teórico individual: criar um documento, baseado em melhores práticas internacionais, com propostas para a divulgação e monetização de um dos canais usados no âmbito deste curso de verão


Dia 5

Criação de um conteúdo editorial em vídeo, edição e grafismo em smartphone e distribuição no Facebook. Discussão e avaliação dos vários projetos. Avaliação final.

Preço

175€

Docente

Pedro Monteiro é coordenador do departamento de Envolvimento de Audiências do Grupo IMPRESA.

Sempre ligado à inovação digital dos media, trabalhou no lançamento de projetos como o Expresso Diário, o Expresso Curto ou o Snap-Expresso.

Atualmente, colabora em projetos de jornalismo digital ligados a redes sociais, planeamento cross-media e num projeto de jornalismo para audiências jovens.

Paralelamente, é consultor para a Innovattion Media Consulting em estratégia digital e new business, há 8 anos.

Docente

Rafael Antunes, frequenta o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Recentemente participou do curso em narrativa vídeo 360º VR no Graduate School of Journalism na University of California, Berkeley, frequentou o curso “Elements of Journalism” da Universidade Lusófona.

Convidado a participar no projecto CIAKL, curso europeu de empreendedorismo para as indústrias criativas, que envolve várias universidades e empresas europeias da indústria, procurando novos modelos de negócio para as indústrias criativas.

Defendeu a sua tese de Mestrado em Estudos de Cinematográficos na mesma Universidade, com um projeto de Transmedia “Lápis Azul”.

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona. Frequentou o Programa Erasmus na SZFE (Universidade de Teatro, Cinema e Televisão) em Budapeste, Hungria, participou do Digital Media Summer Institute, 2011, UT Austin | Portugal 2011 em “Convergence Culture” e “Transmedia Storytelling in the Contemporary Media Global Media”na Universidade Nova de Lisboa, trabalha no Grupo Impresa como Gestor de Produto na Direção de produtos e serviços digitas e é um dos responsáveis da implementação da tecnologia 360º VR no Grupo.

Professor da Universidade Lusófona em várias licenciaturas e mestrados nas áreas de Transmedia e 360ºVR, Realizou a curta-metragem “Moeda Viva” sobre o trabalho de Pierre Klossowski, filme selecionado para exibição na Cinemateca Portuguesa e Museu Berardo, “O Tenente” filmado em Super 16 mm sobre a criação da República Portuguesa em 1910 – primeiro prémio ICA / Lusófona 2010, prémio ZON, venceu o III Festival de Digital de Odemira e o prémio Augusta para melhor curta-metragem no Festival de Cinema Bragacine.

O filme foi exibido na SIC Notícias e em vários festivais nacionais e internacionais. “Um Natal Especial” filmado em Super 16 mm em 2010, exibido na RTP.

Produziu e realizou o projeto Transmedia “Mutter” exibido na SIC Radical, que teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma narrativa transmedia que integrasse diferentes plataformas e cruzamentos narrativos e dramáticos, o projeto foi premiado na ZON e esteve presente em vários festivais de cinema, nacionais e internacionais.

Realizou e produziu o projeto Transmedia “Lápis Azul” sobre a censura em Portugal, composto por um filme de ficção e um documentário, o projeto foi exibido pela SIC, SIC noticias e esteve em exibição nas salas de cinemas.

O projeto ganhou O premio Sophia da Academia de Cinema Português, para melhor documentário em curta-metragem, prémio para melhor argumento original festival Caminhos do Cinema Português e o prémio Augusta para melhor filme português noFestival de Cinema Bragacine.