O Futuro da Escola Hoje

Inscrever-se

Data

3, 4, 5 e 6 de julho (23h)
17h às 21h
7 de julho
10h às 17h na Escola EBI da Boa Água
Quinta do Conde
10 de julho
17h às 21h

Introdução

Pensar o futuro da escola não é mais do que refletir sobre o seu passado e analisar o seu presente que, em muitos casos, já nos apresenta uma realidade em profunda mutação e com propostas que, certamente, farão parte do seu futuro.

Neste curso, pretendemos partir da história da educação em Portugal, sobretudo no âmbito curricular, para compreendermos as propostas educativas e os modelos pedagógicos a elas inerentes.

Considerando este ponto de partida, iniciaremos um debate e uma reflexão sobre as alternativas pedagógicas e curriculares que se foram desenhando ao longo dos tempos, bem como das que atualmente se nos apresentam, tendo em conta a sociedade em que vivemos e as suas necessidades, bem como os alunos que temos e a forma como aprendem.

Ambicionamos, sobretudo, concentrar-nos nos modelos pedagógicos que rompem com uma “gramática” que nos tem dificultado a visão de que a “escola pode ser outra coisa” e, neste sentido, implicar todos aqueles que se interessam pela educação e que nela trabalham diariamente.

Objetivos

  • Conhecer a história do currículo e os seus movimentos epistemológicos
  • Compreender a história do currículo em Portugal
  • Identificar os ciclos de políticas curriculares em Portugal
  • Analisar a mudança educativa e curricular em Portugal
  • Refletir sobre as características da sociedade atual
  • Analisar os processos de regulação e governação em educação
  • Conhecer os diferentes modos de produção do conhecimento e suas implicações
  • Compreender e analisar as implicações dos diferentes modelos pedagógicos e curriculares

Destinatários

  • Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
  • Diretores de Escola e membros de equipas de Direção
  • Autarcas e membros da autarquia
  • Técnicos de educação
  • Estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento
  • Público em geral

Preço

100€

Docente

Elsa Estrela, professora dos Ensinos Básico e Secundário de formação (1993), é mestre em Ciências da Educação (2006) e doutorada em Educação (2015).

Foi equiparada a bolseira pelo Ministério da Educação, membro da Rede Ibero Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e do Observatório de Políticas de Educação, Investigação e Formação.

Foi gestora do projeto RIAIPE3 (Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior), financiado pelo programa Alfa da CE.

Docente

Nuno Mantas, licenciatura em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico concluída em 1997.

Pós-graduação em Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em 2009.

Professor do grupo 510, Físico-Química desde 1995.

Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Sesimbra – Castelo Poente (AESCP), de 2004 a 2009.

Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas da Boa Água, Quinta do Conde, durante a instalação do Agrupamento no ano letivo de 2009/2010.

Diretor do Agrupamento de Escolas da Boa Água, desde Maio de 2010, onde o projeto Edulabs tem a decorrer um piloto em 2 salas desde o ano letivo 2014/2015.

O Agrupamento de Escolas da Boa Água é atualmente uma das 6 escolas do país envolvida no Projeto Piloto de Inovação Pedagógica, a convite da DGE.