Modelo Experimental na Aprendizagem da Matemática

Inscrição brevemente disponível

Data

  • 03 a 07 Julho
  • 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30 – 25h

Apresentação

Neste curso de Verão apresentamos um modelo experimental que reúne estudos focados na área da Cognição Numérica e Educação.

Ao longo do curso será abordado um conjunto de temas relacionados com a identificação e intervenção precoce nas perturbações de aprendizagem da matemática, que vai desde o desenvolvimento numérico na criança pré-escolar, a identificação de preditores do desempenho matemático, passando pelo Método Sentido de Número como um programa de intervenção nas perturbações de aprendizagem da matemática.

Abrange também o pensamento algébrico presente nos manuais escolares.

Esta modalidade de formação procura reforçar a atenção que deve ser dada ao despiste precoce e à promoção de competências numéricas na educação pré-escolar e primeiros anos de escolaridade no sentido de prevenir futuras dificuldades na aprendizagem da matemática.

Objetivos

Identificar as competências básicas inerentes à aprendizagem inicial da matemática e utilizar ferramentas para intervir nas perturbações de aprendizagem da matemática.

Preço

100€

Docente

Lília Marcelino, licenciada em Psicologia na U.L.H.T. (2005).

É doutorada em Educação (2015) e ex-bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na área da Educação (SFRH/BD/69366/2010).

É investigadora associada no CeiED, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.

A cognição numérica é o seu domínio de atuação científico. Uma das linhas de investigação incide na relação entre as competências numéricas precoces e o desempenho em matemática. Outra linha inclui projetos de investigação em identificação, avaliação e intervenção precoce nas dificuldades em matemática.

É diretora do Núcleo da Discalculia onde acompanha crianças com dificuldades severas na aprendizagem da matemática e dá formações sobre avaliação e intervenção precoce em discalculia a professores, psicólogos, pais e outros profissionais na área da educação.

Docente

Sofia Rézio, atualmente a desempenhar funções docentes na Escola EB23 D.Pedro IV e no Instituto Superior de Ciências Educativas.

Doutorada em Educação na Área de Especialização de Educação Matemática (Pensamento Algébrico) pela ULHT, Mestre em Matemática na Área de Especialização de Análise Numérica e Matemática Computacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, licenciada em Matemática ramo Educacional pela ULHT e licenciada em Matemática Aplicada e Computação, ramo Análise Numérica, pelo Instituto Superior Técnico.