summer school

Cursos livres de Leitura e Escrita Criativa

Inscrever-se

Literatura Norte-Americana I | Os Clássicos
Literatura Norte-Americana II | Os Contemporâneos

Apresentação

Ao longo de dois módulos de 10 sessões cada, os participantes percorrerão a obra de dez dos autores mais fundamentais da história da ficção e da poesia dos EUA do final do século XIX até à atualidade (Módulo I) ou contactarão com dez das obras mais importantes da literatura americana contemporânea (Módulo II).

Objetivos

Possibilitar um contacto abrangente com a história da literatura norte-americana, expressa em diversas técnicas, estilos e linguagens literárias, e formar competências de consciência crítica da leitura, praticada também como fonte de prazer e de alargamento de conhecimentos.

  • Aquisição de noções essenciais de história da literatura norte-americana
  • Aquisição de noções essenciais de história da literatura norte-americana
  • Compreensão dos mecanismos de construção da narrativa ficcional
  • Identificação e aplicação de algumas das principais técnicas e recursos estilísticos literários
  • Criação autónoma de textos de ficção induzida pela incorporação e tradução criativa dos conceitos analisados

Metodologia

Métodos expositivo, demonstrativo e ativo.

Exposição dos conteúdos programáticos pelo docente. Debate a partir da análise crítica de textos de apoio. Prática de exercícios livres de escrita. Produção de textos ficcionais com recurso às noções teóricas adquiridas; decorrente discussão em grupo.

  • Componente teórica: 60%
  • Componente prática: 40%

A primeira parte de cada sessão é de exposição, análise e discussão a partir do universo e da obra de cada autor. A segunda parte de cada sessão é dedicada a exercícios de escrita criativa literária e visa estimular e desenvolver o potencial criativo dos participantes a partir da relação estabelecida com os autores e as obras abordados.

Estruturação dos cursos livres

2 módulos:

  • Módulo I, Os Clássicos
  • Módulo II, Os Contemporâneos

10 sessões para cada módulo com 150 minutos cada (total de 25 horas para cada módulo), com um intervalo intermédio de 15 minutos.

  • Público-alvo: licenciados
  • Valor de inscrição por participante: 250€
  • Nº mínimo/máximo de participantes: 15/20

Horas de contacto

Por módulo: total de 25h – 10 aulas de 150 min. – 1 aula semanal Horário pós-laboral: 18h30/21h

  • Módulo I: Terça-feira, das 18h30 às 21h
    Início 15/05. Final 17/07
  • Módulo II: Quarta-feira, das 18h30 às 21h
    Início 16/05. Final 18/07

Conteúdos (sujeitos a alterações):

MÓDULO I
Literatura Norte-Americana | Os Clássicos

  • Sessão 1 – Walt Whitman: sensibilidade futurista
    Bibliografia essencial: «Canto de Mim Mesmo», in Folhas de Erva ou em edição autónoma e de bolso, pela Biblioteca Editores Independentes
    Complementar: «Saudação a Walt Whitman», Álvaro de Campos/Fernando Pessoa
  • Sessão 2 – Edgar Allan Poe: narrativa fantástica
    Bibliografia essencial: «O Poço e o Pêndulo» e «A Queda da Casa de Usher»
  • Sessão 3 – Emily Dickinson: natureza extravagante
    Bibliografia essencial: Poemas escolhidos
  • Sessão 4 – Herman Melville: romantismo negro
    Bibliografia essencial: Moby Dick
  • Sessão 5 – Raymond Chandler: narrativa policial
    Bibliografia essencial: A Dama do Lago e «The Simple Art of Murder»
  • Sessão 6 – William Faulkner: condado imaginário
    Bibliografia essencial: O Som e a Fúria e O Homem e o Rio
  • Sessão 7 – Ernest Hemnigway: straight to the point
  • Sessão 8 – Flannery O’Connor e Carson McCullers: grotesco sulista
    Bibliografia essencial: Contos Escolhidos, Flannery O’Connor; Sangue Sábio, Carson McCullers
  • Sessão 9 – Saul Bellow: o homem moderno
    Bibliografia essencial: A Conspiração Bellarosa e As Aventuras de Augie March
  • Sessão 10 – Philip Roth: pertença ou auto-exclusão
    Bibliografia essencial: O Complexo de Portnoy e Pastoral Americana

MÓDULO II
Literatura Norte-Americana | Os Contemporâneos

  • Sessão 1 – A Sangue-Frio, Truman Capote
  • Sessão 2 – Corre, Coelho, John Updike
  • Sessão 3 – Meridiano de Sangue, Cormac McCarthy
  • Sessão 4 – Americana, Don DeLillo
  • Sessão 5 – Matadouro Cinco, Kurt Vonnegut
  • Sessão 6 – O Segredo de Joe Gould, Jospeh Mitchell
  • Sessão 7 – A Vista de Castle Rock, Alice Munro
  • Sessão 8 – 22/11/63, Stephen King
  • Sessão 9 – Uma Coisa Supostamente Divertida que Nunca Mais vou Fazer, David F. Wallace
  • Sessão 10 – Correcções, Jonathan Franzen

Docente

Filipa Melo é escritora, crítica literária, jornalista, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Trabalhou em vários jornais, revistas e canais de televisão, foi tradutora, revisora tipográfica, consultora e leitora para várias editoras.

Dirigiu uma comunidade de leitores por onde passaram mais de 60 autores portugueses. Assina crítica literária nos jornais Sol e «i» e na revista Ler.

O seu romance Este É o Meu Corpo (2001, Sextante) foi traduzido em sete línguas. É também autora da antologia Asas sobre a América (Almedina, 2012), de Os Últimos Marinheiros (FFMS, 2015), reportagem em alto mar sobre «um mundo que acaba», e de Dicionário Sentimental do Adultério (Quetzal, 2017).

Há dez anos que ensina escrita criativa literária, a partir da história da literatura, e faz tutoria de escrita de ficção.

Docente

Paulo Ferreira é licenciado em Relações Internacionais e possui uma pós-graduação em Edição: Livros e Novos suportes digitais pela Universidade Católica Portuguesa.

Foi publicitário durante seis anos.

Em 2006, fundou a Booktailors, consultora editorial, cuja atividade se estendeu para a formação profissional, organização de eventos literários e agenciamento literário (Bookoffice), sendo hoje a principal referência nessas áreas em Portugal.

Especialista convidado do mestrado de edição da Universidade de Aveiro, é conferencista para a área do Livro (Colômbia, UAE, Espanha, Polónia, Letónia, entre outros).

É autor dos romances Onde a Vida se Perde (Quetzal, 2011) e Voltarei a Vê-los (idem: no prelo).

Paulo Ferreira será o docente dos módulos de Mercado do Livro e Coaching de Autor