A representação corporal feminina na publicidade: quais as novas tendências?

Inscrever-se

Data

  • 19 a 24 de junho
  • das 10h às 13h e das 14h30m às 17h30m (30h)

Objectivos

A partir de uma análise a diversas campanhas publicitárias, procura-se caracterizar a corporeidade feminina presente na publicidade contemporânea e, porque existem indícios de que as marcas começam a apostar numa comunicação diferenciada, discutir qual será a representação corporal feminina que se privilegiará no futuro.

Em causa está o facto de o discurso publicitário poder contribuir para o reforço ou para a ruptura de uma normatividade corporal da mulher, consolidando ou desvanecendo estereótipos femininos, que espelham um ideal de beleza e uma suposta perfeição corporal.

Assim, reflectir sobre este processo é compreender quais as novas tendências comunicacionais, as quais visam dar resposta a um consumo cada vez mais simbólico, a consumidores cada vez mais exigentes e a marcas cada vez mais atentas.

Preço

175€

Docente

Cristina Santos é docente de unidades curriculares ligadas à comunicação e à publicidade, na ULHT. Doutorada em sociologia (ISCTE-IUL), na área do consumo, é mestre em comunicação, cultura e tecnologias da informação (ISCTE-IUL), possuindo várias formações intermédias complementares em áreas ligadas à criatividade (Produções Fictícias).

Ministrou diversos workshops de investigação no CIES (ISCTE-IUL) e tem publicado artigos (com arbitragem científica) em revistas nacionais e internacionais e apresentado comunicações em congressos, colóquios e encontros nacionais e internacionais.