Revistas na Era Digital

Inscrição

Coordenação

Carla Rodrigues Cardoso

Apresentação

Esta formação inédita na academia portuguesa é dirigida a um segmento dos média com cerca de 200 títulos em banca, que abrange também o consumo online e a comunicação corporativa. Na era digital, a imprensa reconfigura-se e é obrigada a reinventar-se através de um permanente processo criativo. As revistas, pelas suas características próprias, oferecem continuadas oportunidades de negócio em formato impresso e digital. Esta formação em Revistas na Era Digital tem 14 horas, decorre nos dias 8 e 9 de julho, e divide-se em quatro módulos. O primeiro é dedicado à revista enquanto negócio, o segundo ao design, o terceiro ao jornalismo e o quarto à promoção online. Este curso transmite os princípios básicos para compreender o universo das revistas: desenvolvimento do conceito editorial, conteúdos, design, plano de negócio e marketing digital.

Objetivos

Os formandos que realizam o curso “Revistas na Era Digital” ficam habilitados com conhecimentos teórico-práticos na área dos Estudos de Revista, que abrangem o desenvolvimento do conceito editorial, criação de conteúdos, design, definição de plano de negócio e marketing digital.

Programa

Módulo I – Negócio
Docente: Nuno Cintra Torres

  1. Mercado: oferta e procura, benchmarking e pesquisa
  2. O produto: tecnologias, oportunidade, público alvo, proposta de valor
  3. O modelo negócio: as nove componentes
  4. A equipa e os recursos: financeiros, tecnológicos, humanos
  5. Plano Negócio: os quatro elementos

Módulo II – Design
Docente: Rute Muchacho

  1. A importância do design editorial na estrutura narrativa
  2. Anatomia dos suportes editoriais: grelhas e paginação
  3. Tipografia: funções tipográficas e hierarquia de informação
  4. Introdução ao InDesign

Módulo III – Jornalismo
Docente: Carla Rodrigues Cardoso

  1. As raízes da revista moderna
  2. Características e tipos de revista
  3. A revista no panorama mediático
  4. Jornalismo de revista e o desafio do digital

Módulo IV – Marketing Digital
Docentes: Ana Catarina Santos e Sousa e Paulo Ferreira

  1. Fundamentos de Web Analytics
  2. Web Analytics Aplicado ao Jornalismo Digital
  3. SEO: Títulos, descrições, cabeçalhos e keywords
  4. Online display: data visualization, video e link building
  5. Partilha em redes sociais

Horário

8 e 9 de julho (14 horas)

8 de julho 9 de julho
09.00 – 09.30

Jornalismo

Jornalismo

09.30 – 10.00
10.00 – 10.30
10.30 – 11.00
11.00 – 11.30

Negócio

Negócio

11.30 – 12.00
12.00 – 12.30
12.30 – 13.00
13.00 – 13.30
13.30 – 14.00
14.00 – 14.30

Design

Design

14.30 – 15.00
15.00 – 15.30
15.30 – 16.00

Marketing Digital (AC)

Marketing Digital (PF)

16.00 – 16.30
16.30 – 17.00

Coordenação

  • Manuel José Damásio

    Coordenação Científica

  • Fernando Catarino
    Coordenação Pedagógica

Contactos

Copyright © 2019 COFAC. Todos os direitos reservados. | Gestão de conteúdos por Produção Multimédia