summer school

Escrita científica: Questões, práticas e divulgação

Inscrever-se

Data

  • 11 de julho – 17h30 – 22h30
  • 12 de julho – 17h30 – 22h30
  • 13 de julho – 17h30 – 20h30

Apresentação

Este Curso destina-se a estudantes de pós-graduação e a investigadores que pretendam desenvolver competências de escrita científica nas diferentes modalidades discursivas.

O curso integra, simultaneamente, uma componente de ordem epistemológica e de conceptualização de escrita científica e uma outra de ordem técnica e operativa.

Objetivos

  • Discutir os obstáculos epistemológicos que se colocam à escrita científica
  • Pensar os aspetos críticos da conceptualização à preparação e escrita de artigos científicos
  • Desenvolver competências de operacionalização de escrita cientifica em diferentes tipos de documentos científicos
  • Ser capaz de construir bibliografia de suporte a trabalhos científicos segundo a norma APA
  • Ser capaz de fazer a divulgação científica

Conteúdos

Pensar a escrita

  • Passos inerentes à escrita científica
  • Escrita como leitura da realidade

Tipologias da escrita científica

  • Artigo científico
  • Poster científico
  • Papers para apresentar em eventos científicos

Bibliografia

  • Criação de bibliografia segundo a norma APA
  • Abordagem a diferentes programas de gestão de bibliografia
  • Trabalho específico com o Mendeley

Fontes de pesquisa

  • Suportes digitais e impressos

Divulgação científica

  • Revistas com fator de impacto
  • Suportes de publicação
  • Tirar partido das redes digitais

Destinatários

Estudantes de Pós-Graduação (Mestrados e Doutoramentos) e investigadores

Preço

130€

Docente

Maria José Brites é Professora Auxiliar na ULP – Universidade Lusófona do Porto e é a coordenadora portuguesa do projeto Europeu Media in Action ( LC-00644630).

Foi coordenadora em Portugal (2013-2014) do projeto RadioActive Europe (531245-LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3). É membro de três ações Cost ( COST IS1401 European Literacy Network – onde coordena o Grupo de Literacia Digital, COST IS1410 DigitLitEY e CA15212 – Citizen Science) e de dois projetos europeus (News as Democratic Resources: Cross Cultural Comparative Research e Young children’s digital literacy and multimodal practices).

Doutorou-se na Universidade Nova de Lisboa e realizou pós-doutoramento na Universidade do Minho (2014-2017), em ambos os casos com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os interesses de pesquisa incluem áreas como os estudos da juventude, jornalismo e participação, estudos de audiências, literacia para as notícias e literacia cívica. Neste âmbito, dinamiza o blogue ANLiteMedia

CV DeGóis